sábado, 2 de julho de 2011

ESTUDO PARA A CONSTELAÇÃO DE ALL BANO DIAS - Em fase de descobertas de novas constelações - 2011


ENCONTROS

TUDO QUANDO SE ENCONTRA, SEJA NO OLHAR OU NO TOQUE É DERIVADO DE UM CERTO BEIJO.
O BEIJO É O ENCONTRO QUE O OLHAR PENETROU O OBSERVADO.
O ABRAÇO É O BEIJO QUE OS BRAÇOS DESEJARAM SENTIR.
A DANÇA É O BEIJO DOS PÉS NA LÍNGUA DO CHÃO SAGRADO DOS DANÇARINOS CÓSMICOS.
A PÁLBEBRA BEIJA O OLHO PARA ELE DORMIR.

TENHAM BONS SONHOS!

All Bano Dias

SUPERCORDAS



A Teoria das cordas (ou teoria das supercordas) é um modelo físico cujos blocos fundamentais são objetos extensos unidimensionais, semelhantes a uma corda, e não por pontos sem dimensão (partículas) que eram a base da física tradicional. Por essa razão, as teorias baseadas na teoria das cordas podem evitar os problemas associados à presença de partículas pontuais (entenda-se de dimensão zero) em uma teoria física tradicional, como uma densidade infinita de energia associada à utilização de pontos matemáticos. O estudo da teoria de cordas tem revelado a necessidade de outros objetos não propriamente cordas, incluindo pontos, membranas, e outros objetos de dimensões mais altas.
O interesse na teoria das cordas é dirigido pela grande esperança de que ela possa vir a ser uma teoria de tudo. Ela é uma possível solução do problema da gravitação quântica e, adicionalmente à gravitação, talvez poderá naturalmente descrever as interações similares ao eletromagnetismo e outras forças da natureza. As teorias das supercordas incluem os férmions, os blocos de construção da matéria. Não se sabe ainda se a teoria das cordas é capaz de descrever o universo como a precisa coleção de forças e matéria que nós observamos, nem quanta liberdade para escolha destes detalhes a teoria irá permitir. Nenhuma teoria das cordas fez alguma nova predição que possa ser experimentalmente testada.
Trabalhos na teoria das cordas têm levado a avanços na matemática, principalmente em geometria algébrica. A teoria das Cordas tem também levado a novas descobertas na teoria da supersimetria que poderão ser testadas experimentalmente pelo Grande Colisor de Hádrons. Os novos princípios matemáticos utilizados nesta teoria permitem aos físicos afirmar que o nosso universo possui 11 dimensões: 3 espaciais (altura, largura e comprimento), 1 temporal (tempo) e 7 dimensões recurvadas (sendo a estas atribuídas outras propriedades como massa e carga elétrica, por exemplo), o que explicaria as características das forças fundamentais da natureza [1].
O estudo da chamada teoria das cordas foi iniciado na década de 60 e teve a participação de vários físicos para sua elaboração. Essa teoria propõe unificar toda a física e unir a Teoria da relatividade e a Teoria Quântica numa única estrutura matemática. Embora não esteja totalmente consolidada, a teoria mostra sinais promissores de sua plausibilidade.

Wikipédia

A olho nu, um fio de cabelo parece uma linha: sua única dimensão parece ser o comprimento. De um modo semelhente , o espaço-tempo pode parecer quadrimensional para nós, mas apresentar 10 ou 11 dimensões quando sondado com partículas de energia extremamente alta.

Stephen Hawking

O BIG BANG


Não posso negar o sentimento de irrealidade ao escrever sobre os primeiros três minutos como se soubéssemos realmente do estamos a falar.

Steven Weinberg


Sabemos com certeza que nosso universo existe, no entanto, esse conhecimento não foi suficiente para responder as perguntas da humanidade. Nossa curiosidade ao longo do  tempo nos levou a perguntar : Como é que o nosso universo começou? Quantos anos tem o universo? Como o assunto vir a existir? Obviamente, essas não são questões. Percorremos um longo caminho desde as origens místicas do estudo da cosmologia e as origens do universo. Fieis à natureza da ciência, a maioria dessas respostas só levaram às perguntas mais intrigantes e complexas. Parece ser inerente à nossa busca do conhecimento que as perguntas continuarão sempre a existir. Acerdita-se que há cerca de 15 mil milhões de anos uma gigantesca explosão chamada de Big Bang deu início a expansão do universo. No momento do evento toda a matéria e energia do espaço foi contida em um ponto. O que existiu antes desse evneto é completamente desconhecido e pura especulação. O Big Bang na verdade, consistia em uma explosão do espaço dentro de si mesmo ao contrário de uma explosão de uma bomba onde fragmentos são jogados fora.A origem da teoria do Big Bang pode ser creditada a Edwin Hubble. Hubble fez a observação de que o universo está em expansão contínua. Ele descobriu que a velocidade Galaxy é proporcional à sua distância. Galáxias que estão duas vezes mais longe de nós movem-se duas vezes mais rápido. Uma outra conseqüência é que o universo está em expansão em todas as direções. Desde o Big Bang, o universo tem sido continuamente expandindo e, portanto os aglomerados de galáxias tem se distanciado. A teoria do Big Bang é uma resposta viável para o surgimento do universo. Mas é importante entender, no entanto, que a própria teoria está sendo constantemente revisada. Como são feitas mais observações e mais pesquisa realizada, a teoria do Big Bang se torna mais completa e nosso conhecimento das origens do universo mais substancial.

O RAIO DE SCHWARZSCHILD (BURACO NEGRO)


Um Buraco Negro é uma singularidade gravitacional, um objeto onde a gravidade é tão poderosa que nada, nem mesmo a luz (e a radiação) consegue escapar dele. Assim estes objetos são chamados de buracos negros porque eles próprios não emitem radiação. Se você tomar qualquer objeto e comprimi-lo ao máximo chegará a um ponto em que o objeto irá tornar-se um buraco negro. Se pudéssemos porventura comprimir o Sol até que ele fique como um raio de 2,5 km, o ‘Sol super comprimido’ iria tornar-se um buraco negro. Da mesma forma a Terra comprimida até ter um raio de 0,9 cm se transformaria em um buraco negro. Uma montanha de grande porte ultra comprimida formaria um buraco negro nanico de 1 nanômetro * . Por outro lado o raio de Schwarzschild do buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia é de aproximadamente 7,8 milhões de quilômetros (para saber mais leia aqui: Buraco Negro no centro da Via – Láctea teve sua presença comprovada). A essa dimensão do objeto comprimido nós denominamos raio de Schwarzschild.
Qual a fórmula?
Este termo foi utilizado em homenagem ao matemático Karl Schwarzschild que foi o primeiro a propor a fórmula, em 1916, para tratar um buraco negro estático:
M = massa do buraco negro

 



sexta-feira, 1 de julho de 2011

PRECESSÃO - Wikipédia


Precessão:

A Terra apresenta um ciclo de precessão de 25 770 anos, correspondente à variação da Eclíptica em relação à linha do Equador.
Sendo o planeta Terra não perfeitamente esférico, mas achatado nos polos e bojudo no equador, seu diâmetro equatorial é cerca de 40 km maior do que o diâmetro polar. Somado a este fato, o plano do equador terrestre, o plano do bojo equatorial, está inclinado 23° 26' 21,418" em relação ao plano da eclíptica, que por sua vez está inclinado 5° 8' em relação ao plano da órbita da Lua.
Isto faz com que forças diferenciais (que ficam mais significativas nos dois bojos da Terra) tendam não apenas a torná-la mais achatada, mas também a "endireitar" o seu eixo, alinhando-o com o eixo da eclíptica.
Estando a Terra em rotação, seu eixo não se alinha com o eixo da eclíptica, mas precessiona em torno dele, da mesma forma que um pião posto a girar precessiona em torno do eixo vertical ao solo.
Wikipédia