sexta-feira, 8 de julho de 2011

A EX TINTA DO TEMPO - 2011 - All Bano Dias



Estudando Estrelas Gigantes Azuis, entendemos que suas massas são densas e de magnitude absolutas de -5, -6 devido ao seu brilho e temperatura, assim como uma tinta carregada de 50% de água e pigmento, escorre sobre a tela relativamente erguida verticalmente para extrair o mais simples gesto gravitacional. O objeto em cima do bloco estaciona no espaço, enquanto o escaravelho e o tempo seguem seus rumos, assim como as estrelas e os átomos.

All Bano Dias

Em astronomia, uma estrela Gigante azul é uma estrela pesada, com massa maior que 18 vezes a massa do Sol, e muito quente e brilhante de tipo espectral O ou B.
Gigantes azuis são extremamente luminosas, atingindo magnitudes absolutas de -5, -6 ou mesmo menor (magnitudes estelares seguem uma escala logaritmica e portanto, quando mais negativa maior o valor da grandeza). Suas temperaturas são tão altas (20.000 K ou mais) que uma quantidade considerável de sua energia é emitida através de radiação ultra-violeta, e portanto invisível para os nossos olhos.
Muitas destas estrelas são encontradas em Associações OBs, grandes grupos de estrelas fracamente ligadas entre si pela gravidade. Como elas são muito pesadas, espera-se que seu tempo de vida seja muito menor do que o de estrelas menores (da ordem de dezenas a centenas de milhões de anos), as teorias atuais preveêm que estas estrelas devem terminar sua vida em uma supernova.
Exemplos conhecidos de estrelas Gigantes azuis incluem Mu, Regor, Rigel, Regulus, Saiph, Deneb assim com a precursora da Supernova 1987a, mas de forma geral, gigantes azuis são estrelas raras.

Wikipédia

Um comentário:

  1. Desde a primeira vez que tive acesso ao seu blog me apaixonei pelo seu trabalho.É fantástico!Parabéns!Procurei um pouco mais de informação sobre seu trabalho na net mas não encontrei.Há algum link onde eu possa obter mais informações?Gosto de levar esse tipo trabalho para minhas aulas de literatura e,seu trabalho é bem contemporâneo mas para passá-lo aos meus alunos gostaria de saber um pouco mais sobre você,claro se isso não incomodá-lo.Gde abraço e Parabéns!
    soniamar (smar.salin@hotmail.com)

    ResponderExcluir